06 set

Um breve relato sobre segurança no trabalho

As informações aqui apresentadas não têm embasamento em estudos técnicos ou documentos, são simplesmente as opiniões de um entusiasta da área de segurança do trabalho acreditando que o tema é estratégico e necessário para as empresas que pretendem permanecer e crescer de forma competitiva e sólida.

Sou engenheiro eletricista por formação, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho desde 2003, atuando nestas duas áreas. O que percebi nestes anos de atuação foi que a intervenção do estado, ou seja, do Ministério do Trabalho e Emprego nas empresas, tem crescido com as constantes revisões das Normas Regulamentadoras, trazendo maior rigor e eficácia nas exigências consideradas mínimas, para a garantia da segurança, saúde e bem estar dos trabalhadores. Isto é fácil de ser apurado, já que de 2003 até agosto de 2014, estas normas sofreram por volta de 136 alterações, dentre elas a criação das novas normas de NRs 34, 35 e 36, podendo ressaltar que mais de 49% das alterações ocorreram nos últimos 5 anos.

Esta movimentação (ou adequação) das regras gerais de segurança e saúde no trabalho trouxe benefícios aos trabalhadores, trazendo em contra partida novas obrigações às empresas, o que em um primeiro momento geram custos para as adequações. Mas tenho observado que as empresas têm de certa forma se adequado às novas regras, não somente para evitar as penalidades da legislação, mas também buscando uma melhor interação entre a produtividade e o bem estar de seus trabalhadores, resultando em um investimento que beneficia a todos.

Obviamente o caminho para a adequação não é fácil e nem simples, ele exige, além dos investimentos, que os profissionais da área de segurança e saúde do trabalho estejam preparados e atualizados, que conheçam os processos das suas empresas, suas áreas de atuação, possibilitando melhor identificação das fontes de riscos, seu monitoramento e posterior bloqueio, para alcançarem o objetivo final que é a redução dos acidentes e incidentes.

Proteger a sua empresa é proteger seu maior bem que são seus trabalhadores.

 

Autor: André Barcelos França
Engenheiro Eletricista e de Segurança de Trabalho

O que achou? Deixe o seu comentário.